Endodontia

Lentes de Contato
6 de agosto de 2019
Odontologia Digital
3 de novembro de 2019

O tratamento do canal dentário comprometido, evita a necessidade de extração e previne infecções. A endodontia também atua em conjunto com outras especialidades na reconstrução de dentes, devolvendo a função mastigatória.

Endodontia é a especialidade que tem como objetivo a preservação do dente por meio de prevenção, diagnóstico, prognóstico, tratamento e controle das alterações da polpa e dos tecidos perirradiculares. Em casos de alterações por cárie, fraturas dentárias, trauma dentário, trauma ortodôntico, lesões endo-periodontais, necessidades protéticas e outras patologias endodônticas, o tratamento endodôntico (ou o tratamento de canal) se faz necessário, visando a manutenção do dente na cavidade bucal, e a saúde dos tecidos periapicais.

Com o avanço técnico científico, sobretudo na última década, que tem oferecido maior segurança ao ato odontológico na especialidade, vem desencadeando uma série de mudanças no cenário profissional e beneficiando diretamente a sociedade e os especialistas da área, possibilitando ao endodontista oferecer tratamentos mais fáceis, rápidos, seguros e responsáveis.

Tratamento Endodontico

A necessidade de tratamento ocorre quando existem cáries profundas ou quando o dente sofre algum trauma ou fratura mais grave, lesionando, necrosando ou inflamando de maneira irreversível a polpa dentária (o nervo). Os sintomas (sensações) indicativos de tratamento de canal são dor espontânea, sensibilidade prolongada ao frio e/ou ao calor e incômodo ao toque e na mastigação. Já os sinais (o que se enxerga) que mostram a necessidade de uma endodontia são presença de abcesso ou fístula (lesão em forma de bolha na gengiva por onde extravasa pus).

Procedimentos do tratamento

O tratamento do canal dentário é feito em várias etapas, dependendo do caso. No primeiro momento, é feita uma abertura na da parte posterior de um dente frontal ou na coroa de um dente posterior, molar ou pré-molar.
Em seguida, a polpa infeccionada é removida (pulpectomia). O espaço pulpar e os canais são esvaziados, alargados e limados, em preparação para o seu preenchimento. Uma restauração temporária é colocada na abertura da coroa, a fim de proteger o dente no intervalo entre as visitas ao endodontista.
Para finalizar o tratamento, a restauração temporária é removida e a cavidade da polpa e os canais são preenchidos com material obturador específico ou curativos. Pode ainda ser realizado em uma única sessão ou, a depender do caso, em mais de uma.

Ausência de Tratamento

A falta de um tratamento endodôntico adequado, pode resultar em infecção na raiz e nos tecidos vizinhos, além de trazer sérias consequências à saúde, como por exemplo:
• Dor intensa;
• Inchaço;
• Febre;
• Bacteriemia (bactérias na corrente sanguínea);
• Infecções à distância (articulações, febre reumática, entre outros);
• Extração do dente.

Nossos Serviços:

Procedimentos conservadores da vitalidade pulpar;
Procedimentos cirúrgicos no tecido e na cavidade pulpares;
Procedimentos cirúrgicos paraendodônticos;
Tratamento dos traumatismos dentários.