Odontologia Digital

Endodontia
3 de novembro de 2019
Lentes de Contato
25 de outubro de 2022

Com a tecnologia digital, os planejamentos dos sorrisos e dos tratamentos odontológicos são mais precisos e previsíveis, desde a colocação de lentes de contatos, na harmonização orofacial, à cirurgias de implantes sem cortes.

A odontologia digital é utilizada no planejamento e na simulação de diversos tratamentos odontológicos. Ela possibilita a projeção de tratamentos completamente personalizados. Por conseqüência, aumenta a compreensão do paciente com relação às etapas de seu tratamento, dessa forma alinhando as expectativas com o tratamento proposto, e sobretudo permite ao dentista ter uma maior previsibilidade dos resultados.

Com o planejamento computadorizado de tratamentos odontológicos, o dentista consegue desenhar coroas, restaurações, tratamentos estéticos, lentes de contato dental e planejar a colocação de implantes dentários. O propósito do planejamento digital do sorriso é criar um tratamento personalizado, buscando a harmonia do sorriso, bem como evitar procedimentos desnecessários e por conseqüência tornar o tratamento mais rápido, confortável e preciso.

Escaneamento Intraoral em 3D

Alguns casos que podem ser planejados em computador:

• Aumento do comprimento ou volume de um ou mais dentes;
• Alinhamento de dentes assimétricos;
• Confecção de restaurações para dentes quebrados ou deteriorados;
• Confecção de lentes de contatos dental;
• Harmonização dos dentes com o biotipo facial;
• Uniformização da tonalidade dos dentes
• Substituição de restaurações inestéticas por restaurações de porcelana;
• Confecção de pilares e próteses de zircônia metal free (livre de metais).

Os tratamentos odontológicos planejados em computador também permitem a realização de tratamentos odontológicos rápidos em Day Clinic (ou Spa Odontológico – modalidade de atendimento intensivo).

Estética Dental (Smile Design)

Um grande recurso dos programas computadorizados para planejamento de tratamentos odontológicos é a sobreposição de imagens. Trata-se do posicionamento do planejamento digital sobre a foto do paciente, facilitando a compreensão do paciente em relação ao seu tratamento, antes mesmo de inicia-lo. O projeto digital do sorriso começa com a captação das imagens orais do paciente através de um scanner intraoral. Essas imagens são transformadas em um molde 3D computadorizado das arcadas dentárias. Desse modo, o dentista visualiza o estado inicial e projeta coroas, restaurações ou lentes de contato dentais para resolução de diversos problemas que comprometem a estética e a harmonia do sorriso.

Planejamento digital de implantes dentários

Um planejamento mais preciso contribui para que o resultado do tratamento seja adequado às necessidades do paciente, proporcionando uma cirurgia mais eficiente e menos invasiva possível. O planejamento começa com a realização de uma tomografia computadorizada, gerando imagens tridimensionais que permitem ao implantodontista conhecer detalhes como o volume e as dimensões ósseas, para determinar os melhores posicionamentos e a escolha dos implantes com dimensões adequadas às necessidades de cada paciente. O dentista também utiliza-se de uma guia cirúrgica, confeccionada com base nas informações da tomografia, que funciona como um gabarito com as indicações exatas de onde as perfurações devem ser realizadas. Sem cortes e perfurações desnecessárias, o tratamento é menos invasivo e a recuperação torna-se mais rápida e confortável.

A cirurgia guiada possibilita:

• Planejamento cirúrgico e protético com procedimentos mais precisos;
• Cirurgias sem retalho com segurança e a possibilidade de carga imediata;
• Respeito à estruturas ósseas e trajetos de nervos e vasos;
• Redução da indicação de cirurgias de enxerto ósseo, por existir um planejamento minucioso do caso;
• Planejamento de procedimentos estéticos e funcionais;
• Melhor recuperação no pós-operatório;
• Melhor comunicação entre paciente e dentista, contribuindo para uma maior confiança durante o tratamento.

A Oliva Odontologia e Reabilitação Facial utiliza as principais tecnologias já desenvolvidas para o planejamento computadorizado de tratamentos odontológicos, desde o escaneamento intraoral, execução de próteses, restaurações de dentes até impressão de lentes de contato dentais estéticas em impressoras 3D.